Vale do Guaporé

Thumb
O Vale do Guaporé atravessa uma área de 1,5 milhões de hectares de mata nativa abrangendo porções significativas de território brasileiro e boliviano. Localizado na Região Sudeste da Bacia Amazônica e Norte do Pantanal Mato-grossense, o Vale do Guaporé abriga uma enorme variedade de ambientes pouco impactados pela ação humana. 

A  posição de transição climática entre esses dois ecossistemas ( Amazônia e Pantanal), resulta em áreas inundáveis características do Pantanal do Guaporé, apresentando por esses motivos grande diversidade de fauna e flora.

Suas grandes várzeas, além de ser um grande criadouro de peixes, jacarés e tartarugas, são ainda uma importante rota de aves migratórias entre o Pantanal Mato-grossense e a Amazônia, e também para batuíras, maçaricos e águias pescadoras provenientes do Hemisfério Norte.

O Vale do Guaporé tem papel importante na colonização luso-brasileira.  O Forte Príncipe da Beira, construído a margem direita do rio Guaporé, é um dos exemplos da presença portuguesa na região.

A imensa área nativa de floresta tropical, mata de igapó a campos alagados, no Vale do Guaporé, além da riqueza da história e cultura possibilita ao visitante um agradável contato com a natureza e mais conhecimento.

» Conheça Também

Thumb2

Animais

Mutum

Nome comum: Mutum

Nome Científico: Pauxi tuberosa

Classe: Aves

Ordem: Galliformes

......

Leia Mais

Thumb2

Cidades

Autazes, município do Amazonas

A região de Autazes já era conhecida nos meados do seculo 18, quando era habitada pelos índios Mura, famosos por sua resistência ao colonizador português. O nome do município vem dos rios Autaz-Açu......

Leia Mais