Índios do Brasil

Thumb

O Brasil tem 547 mil índios.  Segundo dados da Fundação Nacional de Saúde, em 2008, o País contava com 656 áreas indígenas, ocupando 107 milhões de hectares, o equivalente a 12,7% do território nacional.


Foto: Agência Brasil

As etnias mais numerosas são:

Ticuna........................ 35.000


Guarani...................... 30.000


Caingangue.............. 25.000


Macuxi....................... 20.000


Terena....................... 16.000


Guajajara................... 14.000


Xavante..................... 12.000


Ianomâmi................... 12.000


Pataxó.......................   9.700


Potiguara..................    7.700

(Fonte: Funai)

A Funasa considera apenas a população indígena residente em aldeias, portanto o número é maior, considerando que há muitos indígenas vivendo hoje em cidades.

É preciso considera que a contagem realizada a cada dez anos pelo IBGE se baseia em autodeclaração do entrevistado, ou seja, conta descendentes de índios que vivem na área urbana e se considera indígena. O último censo demográfico do IBGE realizado em 2000, identificava mais de 700 mil índios e no mesmo ano a Funasa contabilizava 307 mil indios.


Índios da etnia Kraho. Foto: Agência Brasil

Pelo levantamento da Fundação Nacional do ìndio (Funai), os índios se dividem  em aproximadamente 225 etnias ou sociedades indígenas, sendo mais de 55 grupos isolados dos quais nao se tem informação precisa. Comunicam-se em 180 línguas, com cerca de 30 famílias linguisticas e estão presentes em quase todo o País, com exceção do Piauí, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

A maior concentração de indios do Brasil está na região Norte, sobretudo no estado do Amazonas (17% do total). Em seguida vem São Paulo e Mato Grosso do Sul. No Amazonas está também a maior parcela de terras indígenas.

Grupos isolados

Desde 1987, equipes da Funai realizam frentes de contato com populações indígenas isoladas nos estados do Acre, Amazonas,Rondônia, Pará, Mato Grosso e Goiás. Em 2009, estimava-se que havia no Brasil 55 grupos indígenas sem contato algum com a população. Os últimos grupos identificados foram os canoé e akuntusu em Rondônia e os corubos, no Amazonas.

Sociedade

As nações indígenas apresentam variados costumes, crenças e formas de organização social, porém a maioria dos grupos brasileiros compartilha algumas características como a divisão em pequenos aldeamentos de 30 a 100 pessoas.

A vida nas aldeias é regida por um complexo sistema de parentesco que comanda desde as relações entre homens e mulher até a divisão do trabalho. Cada nação indígena tem seu conjunto de crenças a respeito do universo, pelo qual classifica os seres humanos, os animais e o sobrenatural.


Índios Pataxó. Foto: Agência Brasil

Educação

Com a Constituição de 1988, uma série de leis passou a garantir aos índios o direito de aprender a sua língua e conhecer sua história. Os responsáveis pela educação indígena devem ser preparados para atuar com essas populações e os professores devem receber as mesmas remunerações dos educadores não índios.

Saúde

A precariedade das condições de vida de muitas tribos, o contato com a civilização e a falta de ações de saúde dirigidas aos índios contribuem para a disseminação de doenças e do consumo de álcool, além do aumento de suicídio entre índios no Brasil. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), responsável  pela saúde dos índios, mantém 34 distritos sanitários especiais indígenas para atendimento médicos e ações preventivas, que, associadas a investimentos em saneamento, ajudaram a reduzir as mortes causadas por doenças, sobretudo por vacinação.

Língua

Das cerca de 1,3 mil línguas indígenas faladas no Brasil na época da chegada dos portugueses, restam cerca de 180. Alguns desses idiomas estão ameaçados de extinção.



» Conheça Também

Thumb2

Plantas

Andiroba

Nome científico: Carapa guianensis Aub.

Família: Meliaceae

Distribuição geográfica Ocorre em toda a Amazônia, nas matas de......

Leia Mais

Thumb2

Bibliotecas

Biblioteca Arthur Reis-Manaus

Inaugurada em 6 de novembro de 2001, em edifício totalmente restaurado pelo Governo do Estado do Amazonas, através do Projeto Manaus Belle-Époque, a Biblioteca Arthur Reis está instalada em prédio cedido pelo Instituto de Resseguros do Brasil -......

Leia Mais