Centro Cultural Palácio Rio Negro - Manaus

Thumb
O Centro Cultural Palácio Rio Negro, espaço cultural e histórico de Manaus, foi construído no início do século XX, em estilo eclético, para ser residência particular do comerciante da borracha,  alemão Waldemar Scholz. Em 1917, foi adquirido pelo governo  para tornar-se sede do Poder Executivo e residência do governador, permanente como palácio de despachos até abril de 1995.

Em 1997, o Governo do Estado, em virtude de sua beleza arquitetônica e valor histórico, o trasnformou em Centro Cultural Palácio Rio Negro, com espaços abertos a recitais de música erudita e instrumental, exposições, lançamentos de livros, dança e teatro, além de outras atividades culturais. Contando com a consultoria especializada de técnicos do Centro Cultural Banco do Brasil - CBBB, a Secretaria de Cultura traçou o novo formato do Palácio Rio Negro, climatizado e adequado a todo tipo de exposição.

O mobiliário do Centro Cultural Palácio Rio Negro pertencia originalmente ao Palácio do Governo, destacando-se a mesa de jacarandá escura, estilo inglês; a estatueta de bronze, de autoria do engenheiro Benei; a estátua de bronze, figura feminina, intitulada L'Inpiration, de Henry Plé e AS cadeiras tipo espreguiçadeira em madeira trabalhada com motivos florais.

A partir de novembro 2000, o Palácio passou a servir de polo para outros espaços culturais, agregando ao seu redor o Museu-Biblioteca da Imagem e do Som do Amazonas, o Museu de Numismática Bernardo Ramos, a Pinacoteca do Estado, o Cine-Teatro Guarany e o Espaço de Referência Cultural do Amazonas,  todos funcionando com regularidade e de forma integrada.

Horário de funcionamento: Terça a Sexta, 10h às 17h; Sábado e Domingo, 14h às 18h.

Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n Centro. Tel: (92) 3232-4450

» Conheça Também

Thumb2

Reservas

Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá

 Mamirauá é uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, área de conservação ambiental, localizada no Rio Solimões, no alto Amazonas.


Com uma área total de 1.124.000 hectares (correspondendo a quase metade do estado de Sergipe),......

Leia Mais

Thumb2

Geral

Tancredo Neves, bairro de Manaus

O bairro Tancredo Neves surgiu através da ocupação das áreas localizadas na estrada que ligava o São José Operário à Cidade Nova, hoje avenida Autaz Mirim, antiga Grande Circular, em meados da década de oitenta. Igual aos demais bairros da Zona......

Leia Mais