Vale do Guaporé

Thumb
O Vale do Guaporé atravessa uma área de 1,5 milhões de hectares de mata nativa abrangendo porções significativas de território brasileiro e boliviano. Localizado na Região Sudeste da Bacia Amazônica e Norte do Pantanal Mato-grossense, o Vale do Guaporé abriga uma enorme variedade de ambientes pouco impactados pela ação humana. 

A  posição de transição climática entre esses dois ecossistemas ( Amazônia e Pantanal), resulta em áreas inundáveis características do Pantanal do Guaporé, apresentando por esses motivos grande diversidade de fauna e flora.

Suas grandes várzeas, além de ser um grande criadouro de peixes, jacarés e tartarugas, são ainda uma importante rota de aves migratórias entre o Pantanal Mato-grossense e a Amazônia, e também para batuíras, maçaricos e águias pescadoras provenientes do Hemisfério Norte.

O Vale do Guaporé tem papel importante na colonização luso-brasileira.  O Forte Príncipe da Beira, construído a margem direita do rio Guaporé, é um dos exemplos da presença portuguesa na região.

A imensa área nativa de floresta tropical, mata de igapó a campos alagados, no Vale do Guaporé, além da riqueza da história e cultura possibilita ao visitante um agradável contato com a natureza e mais conhecimento.

» Conheça Também

Thumb2

Objetos

Tacape

O tacape, também chamado de borduna, é palavra de origem indígena que significa "arma valente na guerra". É semelhante a uma pequena espada, com um metro de comprimento, de madeira dura, pintado de preto ou vermelho. Uma espécie de porrete grosso......

Leia Mais

Thumb2

Biografias

Jefferson Peres

José Jefferson Carpinteiro Peres nasceu em Manaus em 19 de março de 1932 e foi professor e político. Aos 76 anos sofreu um infarto culminante NO dia 23 de maio de 2008. Considerado uma referência ética, ele cumpria o segundo mandato como......

Leia Mais