Vale do Guaporé

Thumb
O Vale do Guaporé atravessa uma área de 1,5 milhões de hectares de mata nativa abrangendo porções significativas de território brasileiro e boliviano. Localizado na Região Sudeste da Bacia Amazônica e Norte do Pantanal Mato-grossense, o Vale do Guaporé abriga uma enorme variedade de ambientes pouco impactados pela ação humana. 

A  posição de transição climática entre esses dois ecossistemas ( Amazônia e Pantanal), resulta em áreas inundáveis características do Pantanal do Guaporé, apresentando por esses motivos grande diversidade de fauna e flora.

Suas grandes várzeas, além de ser um grande criadouro de peixes, jacarés e tartarugas, são ainda uma importante rota de aves migratórias entre o Pantanal Mato-grossense e a Amazônia, e também para batuíras, maçaricos e águias pescadoras provenientes do Hemisfério Norte.

O Vale do Guaporé tem papel importante na colonização luso-brasileira.  O Forte Príncipe da Beira, construído a margem direita do rio Guaporé, é um dos exemplos da presença portuguesa na região.

A imensa área nativa de floresta tropical, mata de igapó a campos alagados, no Vale do Guaporé, além da riqueza da história e cultura possibilita ao visitante um agradável contato com a natureza e mais conhecimento.

» Conheça Também

Thumb2

Geral

Santo Agostinho, bairro de Manaus

Na década de 70 a cidade teve mais um surto de migrações, tanto de pessoas do interior, quanto das regiões Norte e Nordeste, em busca de melhores condições de vida proporcionada pelo advento da Zona Franca, criada em 1967. Essas pessoas tinham que......

Leia Mais

Thumb2

Cidades

Porto Velho

A instalação da cidade de Porto Velho ocorreu no dia 24 de janeiro de 1915, com a nomeação do Major de Engenharia do Exército Fernando Guapindaia como Intendente municipal, equivalente a prefeito.

No dia 4 de julho de 1907, um......

Leia Mais