Jefferson Péres, senador Amazonas

Thumb

Jefferson Péres (PDT-AM), Senador do Amazonas, falecido em 23 de maio de 2008 com 76 anos, nasceu no dia 19 de março de 1932, em Manaus, Amazonas. Advogado, casado e pai de três filhos,José Jefferson Carpinteiro Péres nasceu no dia 19 de março de 1932, em Manaus (AM). Fez pós-graduação em Ciência Política no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Exerceu cargos na Corregedoria-Geral da Justiça do Amazonas e no Tribunal de Justiça do estado, foi vereador por Manaus em dois mandatos, a partir de 1988, e eleito senador pela primeira vez para o período de 1995 a 2003 e cumpria o segundo mandato até 2011, quando faleceu.

Em fevereiro de 2001, Jefferson lançou sua candidatura à presidência do Senado. Embora derrotado nesse pleito, manteve a defesa de uma ampla reforma político-partidária e eleitoral, afirmando que somente tais mudanças poderiam superar o que chamou de "inquietante divórcio entre representantes e representados".

No Senado, foi titular das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e suplente das Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Educação, Cultura e Esporte (CE), entre outras. Foi ainda titular da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO, na qual assumiu o cargo de vice-presidente, e titular da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) que investigou o trabalho de crianças e adolescentes no Brasil. Em outros grupos e comissões do Parlamento, o senador ajudou a reformar o Código Civil e o Poder Judiciário e a estudar as causas do desemprego e do subemprego no país. Destacou-se ainda como relator da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Entre seus trabalhos publicados destacam-se: Problemas econômicos da atualidade; Zona Franca, desenvolvimento e estagnação; Evolução de Manaus - como eu a vi ou sonhei; Partidos políticos na América Latina; e O modelo Zona Franca - uma economia de enclave.

O senador sempre se destacou, nos seu dois mandatos, por seus discursos sobre assuntos polêmicos e de destaque na política nacional e internacional. Em 1998, por exemplo, falou em Plenário sobre a impotência do aparelho de segurança pública na repressão ao narcotráfico, a excessiva edição de medidas provisórias por parte do Executivo, a violação de direitos civis e políticos em Cuba, e manifestou-se contra a instituição de cotas raciais nas universidades e no serviço público em geral e defendeu a reforma tributária - muitos desses temas atuais até hoje.

Em seu último pronunciamento no Senado Federal, Jefferson Péres defendeu a Amazônia, sua região de nascimento. Como político da Amazônia, por sua atuação, fica conhecido como um exemplo de ética na política.

Imagem: Rodrigues Pozzebom/ABr



» Conheça Também

Thumb2

Meio Ambiente

Parque Ambiental de Belém

O Parque Ambiental de Belém é uma área de 1.340 hectares, localizada às margens do rio Guamá, onde estão localizados, entre outros atrativos ecológicos, os mananciais de água que abastecem a Grande Belém.

O "Parque Ambiental de Belém" foi......

Leia Mais

Thumb2

Turismo

Amazônia, turismo ecológico

A Floresta Amazônica, a maior floresta equatorial do planeta, ocupa uma área com mais de 6 milhões de km2 espalhados por nove países. Sua maior porção - cerca de 60% - fica no Brasil. Dividindo-a em duas grandes metades encontra-se o rio Amazonas,......

Leia Mais