Horto Municipal de Manaus

Thumb
O Horto Municipal de Manaus, implantado em novembro de 1969, foi construído sobre um antigo depósito de lixo, solução encontrada para a recuperação ambiental do local, para onde avançava rapidamente a urbanização da cidade. Transformado em Jardim Botânico Chico Mendes, em julho de 1989, prosseguiram as suas atividades de produção de plantas ornamentais, frutíferas e exóticas, destinadas à arborização e jardinagem da cidade, passando a abrigar a recém criada Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Espalhado em uma área de quase 23 mil m2, o lugar caracteriza-se por um relevo acidentado, que torna seus recantos muito mais peculiares e aprazíveis, marcados pela simplicidade, interagindo satisfatoriamente com públicos de faixas etárias e econômicas variadas. Reformado, ganhou uma nova sede administrativa, um centro de compostagem, uma praça e várias trilhas pavimentadas. Possui, ainda, numerosas espécies madeireiras nobres, como o mogno, o cedro, o pinheiro e o eucalipto. Uma equipe assistida por técnicos e profissionais especializados desenvolve as atividades de plantio, administração e educação ambiental.

O toque mágico à beleza das flores e das plantas, entretanto, é dado pelos bem-te-vis, sanhaçus, beija-flores, sabiás e outras espécies de pássaros, que encantam os visitantes desse acolhedor e aconchegante recanto verde, às portas da Zona Centro-Sul da Cidade. Após total reforma estrutural, concluída em novembro de 2000, voltou a chamar-se Horto Municipal de Manaus, hoje administrado pela atual Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente. Mais abrangente em seus conceitos e competências, o Horto incorporou novas tendências em cultivo e paisagismo e ganhou as funções de Centro de Educação Ambiental e Centro de Lazer e Entretenimento.


Por suas alamedas, mais de cem espécies vegetais podem ser visitadas: helicônias, orquídeas, bromélias, manacás, flamboyants, no grupo das ornamentais; exemplares frutíferos como o açaí, a acerola, o limão, o cupuaçu, o cacau, a manga, o taperebá, a carambola, o jenipapo, a fruta-pão e o mamão; e, ainda, plantas exóticas, como as alpínias, as espadas de São Jorge, o talo-roxo, crótons, trepadeiras e samambaias.



Horto Municipal de Manaus
Av. André Araújo, s/n Aleixo, Cep 69.060-040 - Manaus, AM
Fone: (92) 663-4220
E-Mail: sedema@pmm.am.gov.br.


Fonte: Prefeitura Municipal de Manaus
31.12.2005-GC



» Conheça Também

Thumb2

Inst. de Pesquisa

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA),  foi criado em 29 de outubro de 1952, por meio do Decreto nº 31.672, do Presidente da República, Getúlio Vargas, embora sua implantação só tenha ocorrido em 27 de julho de 1954, dois anos......

Leia Mais

Thumb2

História

Nome dos Estados

Veja o significado de cada um dos nomes dos Estados que compõem a região amazônica: Acre - Originário da palavra tupi a'kir ü (rio verde) ou da forma a'kir (dormir, sossegar). Pode também ser uma deformação de Aquiri, nome de origem jê pelo......

Leia Mais