Região Norte

Thumb
A regiâo Norte, com uma área de 3.869.637,9 km2, que corresponde a 45,27% do território brasileiro, é formada pelos estados do Acre,Amapá,Amazonas,Pará,Rondônia,Roraima e Tocantins.

Sua área está localizada entre o maciço das Guianas ao norte, o planalto Central ao sul, a cordilheira dos Andes a oeste e o oceano Atlântico a noroeste. De clima equatorial, é banhada pelos grandes rios das bacias Amazônica e do Tocantins. 

O relevo da região Norte  tem três patamares de altitude - igapós, várzeas e baixos platôs ou terra firme - definidos pelo volume de água dos rios, em função das chuvas.

Igapós

Os igapós são áreas permanentemente inundadas, com vegetação adaptada a permanecer com suas raízes sempre debaixo d'água. AS várzeas encontram-se em terreno mais elevado e são inundadas apenas na época das cheias dos rios.

A seringueira é um bom exemplo do tipo de árvore existente nessa área. Os baixos platôs ou terra firme estão localizados nas partes mais elevadas e fora do alcance das cheias dos rios.

Nessa área encontram-se AS grandes árvores de madeira de lei e AS castanheiras.

A região Norte possui 11.290.093 habitantes, 7% da população total do país. Sua densidade demográfica é a mais baixa entre todas AS regiões geográficas, com 2,91 habitantes por km2.

A maior parte da população da região Norte (57,8%) é urbana, sendo Manaus, capital do Amazonas, a maior metrópole, seguida de Belém, NO estado do Pará.

Economia

A economia da região Norte baseia-se NO extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeiras e castanha-do-pará; NO extrativismo mineral de ouro, diamantes, cassiterita e estanho; e na exploração de minérios em grande escala, principalmente o ferro na serra dos Carajás, estado do Pará, e o manganês na serra do Navio, estado do Amapá.

Duas ferrovias viabilizam o escoamento dos minérios extraídos da região: a Estrada de Ferro Carajás, que vai de Marabá, estado do Pará, a São Luiz, capital do estado do Maranhão (região Nordeste), que leva o ferro para os portos de Itaqui e Ponta da Madeira; e a estrada de Ferro do Amapá, que transporta o manganês extraído na serra do Navio até o porto de Santana, em Macapá, capital do estado do Amapá.

Em algumas partes da região a energia é fornecida por usinas hidrelétricas e em outras o abastecimento depende de geradores a óleo diesel. NO rio Tocantins, estado do Pará, encontra-se a usina hidrelétrica de Tucuruí, a maior da região. Existem ainda usinas menores, como Balbina, NO rio Uatumã, estado do Amazonas, e Samuel, NO rio Madeira, estado de Rondônia.

O Governo Federal oferece incentivos fiscais para a instalação de indústrias NO estado do Amazonas, especialmente montadoras de produtos eletrônicos. Esse processo é administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus.


--------------------------------------------

Todos os dados estatísticos apresentados são originários do IBGE.

» Conheça Também

Thumb2

Lugares históricos

Reservatório do Mocó em Manaus

A construção do reservatório de águas do Mocó foi iniciada durante a administração do governador Eduardo Ribeiro. Trata-se de uma grande estrutura de ferro camuflada por uma fachada em alvenaria, com quatro faces iguais que formam um grande......

Leia Mais

Thumb2

Animais

Araras

As araras estão entre os pássaros mais belos da fauna brasileira. São aves grandes e possuem e um bico curvo resistente usado para quebrar frutos e sementes. A palavra arara denomina várias aves da família......

Leia Mais