Pororoca

Thumb

Pororoca é o fenômeno produzido pelo encontro das correntes da maré com as fluviais durante as luas novas e cheias.

O fenômeno acontece quando as águas da maré crescente tentam invadir a foz, no momento em que a massa fluvial se opõe com grande resistência.

Como a água doce é mais leve, estende-se inicialmente a grande distância pelo mar e atrasa a onda. Em determinado momento o mar vence, rompendo o equilíbrio, e a onda de maré cresce incrivelmente, alimentada pelos ventos, avançando pelo rio, cuja correnteza fica invertida.


Surf nas águas dos rios da Amazônia. Foto: Elcimar Neves/Ag Pa

O fenômeno da pororoca apesar de ter maior amplitude no Rio Amazonas, também ocorre nos rios que desembocam no golfo Amazônico e no litoral amapaense.


O fenômeno acontece quando as águas da maré crescente tentam invadir a foz. Elcimar Neves/Ag Pa

tag: pororoca

www.portalamazonia,com - o site da Rede Amazônica


portalamazonia@redeamazonica.com.br


(092) - 3216-5559.



» Conheça Também

Thumb2

Estados

Maranhão

O estado do Maranhão localiza-se entre a Amazônia e o Nordeste, constituindo-se a fronteira entre as duas regiões. Conta com 216 municípios, 5,6 milhões de habitantes e uma extensão superior a 333 mil quilômetros......

Leia Mais

Thumb2

Lugares históricos

Capela do Pobre Diabo em Manaus

O bairro da Cachoeirinha,em Manaus, guarda muitas histórias desde sua colonização. Uma delas é a origem da capela do Pobre Diabo situada na rua Borba (antiga praça Floriano Peixoto). Conta-se que em 1882, um cidadão português chamado Antonio José......

Leia Mais