Pororoca

Thumb

Pororoca é o fenômeno produzido pelo encontro das correntes da maré com as fluviais durante as luas novas e cheias.

O fenômeno acontece quando as águas da maré crescente tentam invadir a foz, no momento em que a massa fluvial se opõe com grande resistência.

Como a água doce é mais leve, estende-se inicialmente a grande distância pelo mar e atrasa a onda. Em determinado momento o mar vence, rompendo o equilíbrio, e a onda de maré cresce incrivelmente, alimentada pelos ventos, avançando pelo rio, cuja correnteza fica invertida.


Surf nas águas dos rios da Amazônia. Foto: Elcimar Neves/Ag Pa

O fenômeno da pororoca apesar de ter maior amplitude no Rio Amazonas, também ocorre nos rios que desembocam no golfo Amazônico e no litoral amapaense.


O fenômeno acontece quando as águas da maré crescente tentam invadir a foz. Elcimar Neves/Ag Pa

tag: pororoca

www.portalamazonia,com - o site da Rede Amazônica


portalamazonia@redeamazonica.com.br


(092) - 3216-5559.



» Conheça Também

Thumb2

Lendas

Lenda das Amazonas

Historiadores afirmam que o navegador Orelhana, cuja aventura vimos antes, não combateu com mulheres. Na verdade, teria se defrontado com uma tribo de índios encabelados, os quais, na guerra, eram auxiliados pelas mulheres, daí Orelhana ter se......

Leia Mais

Thumb2

Lendas

Lenda da Cobra Grande

A Cobra grande é uma lenda amazônica que fala de uma imensa cobra, também chamada Boiúna, que cresce de forma desmensurada e ameaçadora, abandonando a floresta e passando a habitar a parte profunda dos rios.

Ao rastejar pela terra firme,......

Leia Mais