Acre, geografia

Thumb
O Acre é um Estado brasileiro situado a sudoeste da região Norte. Tem como limites: Amazonas (N); Rondônia (L); Bolívia (SE); e Peru (S e O). Ocupa uma área de 153.149 Km².

Sua capital é Rio Branco e as cidades mais populosas são: Rio Branco, Cruzeiro do Sul , Tarauacá, Sena Madureira e Brasiléia.

O estado tem um planalto com altitude média de 200 metros, que domina grande parte do Acre.

Os rios mais importantes são Juruá, rio Purus, rio Acre, Tarauacá, Muru, Embirá e Xapuri.

A economia do Estado baseia-se na extração da borracha e da castanha, na pecuária e na agricultura. O extrativismo deu grande impulso na vida econômica e na colonização do Acre, devido a exploração do látex, através do ciclo da borracha.

História

Até o início do século XX o Acre pertencia à Bolívia. Porém, desde o princípio do século XIX, grande parte de sua população era de brasileiros que exploravam seringais e que, na prática, acabaram criando um território independente.

Em 1899, os bolivianos tentaram assegurar o controle da área, mas os brasileiros se revoltaram e houve confrontos fronteiriços, gerando o episódio que ficou conhecido como a Questão do Acre.

Em 17 de novembro de 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, o Brasil recebeu a posse definitiva da região em troca de terras de Mato Grosso, do pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e do compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré.

O Acre foi então integrado ao Brasil como território, dividido em três departamentos. Em 1920, foi unificado e em 15 de junho de 1962 elevado à categoria de Estado, sendo o primeiro a ser governado por uma brasileira, a professora Yolanda Fleming.

Fonte: Site do Governo Brasileiro - Portal Amazônia 29.04.2006-GC

» Conheça Também

Thumb2

Cidades

Boa Vista, capital de Roraima

A história da cidade inicia no século XIX, época em que as margens dos rios que compõem a bacia do rio Branco foram povoadas por inúmeras fazendas.

Nessa época começou-se a formar um pequeno povoado chamado de Freguesia de Nossa Senhora......

Leia Mais

Thumb2

Objetos

Tacape

O tacape, também chamado de borduna, é palavra de origem indígena que significa "arma valente na guerra". É semelhante a uma pequena espada, com um metro de comprimento, de madeira dura, pintado de preto ou vermelho. Uma espécie de porrete grosso......

Leia Mais