Acre, geografia

Thumb
O Acre é um Estado brasileiro situado a sudoeste da região Norte. Tem como limites: Amazonas (N); Rondônia (L); Bolívia (SE); e Peru (S e O). Ocupa uma área de 153.149 Km².

Sua capital é Rio Branco e as cidades mais populosas são: Rio Branco, Cruzeiro do Sul , Tarauacá, Sena Madureira e Brasiléia.

O estado tem um planalto com altitude média de 200 metros, que domina grande parte do Acre.

Os rios mais importantes são Juruá, rio Purus, rio Acre, Tarauacá, Muru, Embirá e Xapuri.

A economia do Estado baseia-se na extração da borracha e da castanha, na pecuária e na agricultura. O extrativismo deu grande impulso na vida econômica e na colonização do Acre, devido a exploração do látex, através do ciclo da borracha.

História

Até o início do século XX o Acre pertencia à Bolívia. Porém, desde o princípio do século XIX, grande parte de sua população era de brasileiros que exploravam seringais e que, na prática, acabaram criando um território independente.

Em 1899, os bolivianos tentaram assegurar o controle da área, mas os brasileiros se revoltaram e houve confrontos fronteiriços, gerando o episódio que ficou conhecido como a Questão do Acre.

Em 17 de novembro de 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, o Brasil recebeu a posse definitiva da região em troca de terras de Mato Grosso, do pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e do compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré.

O Acre foi então integrado ao Brasil como território, dividido em três departamentos. Em 1920, foi unificado e em 15 de junho de 1962 elevado à categoria de Estado, sendo o primeiro a ser governado por uma brasileira, a professora Yolanda Fleming.

Fonte: Site do Governo Brasileiro - Portal Amazônia 29.04.2006-GC

» Conheça Também

Thumb2

Museus

Museu Moacir Andrade,Manaus

O Museu Moacir Andrade, localizado no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), antiga Escola Técnica Federal do Amazonas, possui um acervo de telas, fotos, livros, correspondências com personalidades da arte mundial, que têm como pano de......

Leia Mais

Thumb2

Cidades

Boa Vista, história e infra-estrutura

O município de Boa Vista foi criado em 9 de julho de 1890 com o nome de Boa Vista de Rio Branco. Seu criador foi o Governador do Estado do Amazonas, Augusto Villeroy. O primeiro prefeito de Boa Vista foi o Senhor João Capistrano da Silva Mota,......

Leia Mais