Tartaruga da Amazônia

Thumb

Nome comum: Tartaruga da Amazônia


Nome científico: Podocnemis expansa


Classe: Reptilia


Ordem: Chelonia


Família: Pelomedusidae


Distribuição geográfica: Norte da América do Sul, nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco


Habitat: Rios e lagos


Hábitos alimentares: Onívoro


Reprodução: Desova entre 40 e 160 ovos por postura, que eclodem após 45 a 80 dias de incubação


Período de vida: Aproximadamente 50 anos

A tartaruga-da-Amazônia na verdade é um cágado, isto é, um quelônio aquático que encolhe seu pescoço lateralmente para dentro da carapaça. Os cágados são quelônios de uma subordem chamada pleurodira, que seguiram um caminho evolutivo diferente do seguido pela maioria das outras tartarugas, que encolhem o pescoço em "S" e para dentro.

É o maior quelônio da América do sul. Atinge facilmente 50 kg, mas algumas chegam a até 75 kg e um casco de 90 cm de comprimento. Por isso, foram muito caçadas, e ainda o são por povos ribeirinhos da floresta, por sua carne e pelos seus ovos. Hoje, busca-se equilibrar o quanto se pode caçar deste animal com a reposição de indivíduos pela reprodução, e a apanha de ovos foi proibida. Alguns projetos pretendem inclusive estabelecer formas de criação em cativeiro para aumentar o número de tartarugas da Amazônia.


Apesar de serem muito prolíficas, botando por volta de cento e vinte ovos em covas cavadas à beira dos rios, e de milhares de tartarugas colocarem seus ovos juntas no período de postura, são poucas as que conseguem atingir a idade adulta, pois muitos animais se alimentam das jovens tartaruguinhas da Amazônia.


Os filhotes alimentam-se de pequenos peixes e plantas aquáticas. O alimento preferido das tartarugas adultas são as frutas, que variam conforme os meses do ano, devido à época de amadurecimento. As fêmeas são bem maiores que os machos, que por sua vez tem uma cabeça proporcionalmente maior que elas. Vivem harmoniosamente até mesmo com jacarés depois de um certo tamanho, pois seu casco resistente a mantém segura contra os dentes destes animais.


A Tartaruga da Amazônia é um quelônio de hábitos diurnos. Vive em grupo e pode viver mais de 100 anos. O animal se reproduz de outubro a março e tem um período de incubação de 250 dias. Quando vive na natureza, alimenta-se de vegetais e peixes e quando está em cativeiro também aceita carne móida e ração.


Já esteve ameaçado de extinção, principalmente na época da construção da rodovia Transamazônica, pois seus ovos e filhores são muito utilizados pelos moradores da Amazônia como fonte de alimento. Este réptil é um quelônio de água-doce, que habita o rio Amazonas e seus afluentes. Além de Tartaruga-do-amazonas, é conhecida também como Tartaruga Verdadeira.


O casco da Tartaruga-do-amazonas tem forma oval, sendo que os ossos são cobertos por um escudo córneo. Na carapaça, observamos um colorido preto, marfim ou alaranjado, com manchas escuras regulares. Possui patas curtas e potentes, sendo a anterior com cinco unhas e a posterior com quatro unhas. A cabeça é achatada e pequena e nela localizam-se os olhos, as narinas (na parte superior do focinho) e a boca. Seu tamanho na fase adulta é de 80 cm de comprimento e 60 cm de largura, podendo pesar até 60 Kg.


Os inimigos naturais da Tartaruga-do-amazonas, quando filhotes, são os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e alguns peixes grandes. A época de reprodução desses répteis vai de setembro a dezembro, quando a tartaruga enterra uma média de 60 a 100 ovos em um buraco de 44 a 56 cm de profundidade, espalhando areia para cobri-los e camuflar o local. Dentro de 45 a 60 dias depois nascem as tartaruguinhas, que imediatamente correm para o rio. O local da postura é chamado de tabuleiro.


Uma curiosidade sobre esta espécie é que as linhas que formam bonitos desenhos em sua cara são como impressões digitais, e não se repetem de uma tartaruga para outra. Assim, podem ser usados para identificar diferentes indivíduos para a realização de estudos.



» Conheça Também

Thumb2

Geral

Ponta Negra, bairro de Manaus

O historiador Mário Ypiranga Monteiro relata em seu livro "Roteiro Histórico de Manaus" que não há muitos registros quanto à data do início de ocupação da área onde hoje está localizado o bairro da Ponta Negra, mas se sabe que a região, por volta......

Leia Mais

Thumb2

Turismo

Manaustur

A Fundação Municipal de Turismo é responsável pelas ações de divulgação da cidade como destino turístico e de melhoria das condições de atendimento aos visitantes e à própria população. A Manaustur atua também na promoção de eventos culturais,......

Leia Mais