Matamatá

Thumb

Nome comum: Matamatá


Nome científico: Chelus fimbriatus


Filo: Chordata


Classe: Reptilia


Ordem: Chelonia


Família: Chelyidae


Habitat: Pântanos


Comprimento: 80 cm


Características: Boca exageradamente rasgada


Reprodução: entre 10 e 15 ovos esféricos


É uma espécie de quelônio encontrado em todo o norte da América do Sul até a Amazônia. Possui uma carapaça com até 40 cm de comprimento, quadrangular, apresentando três fileiras de quilhas; cabeça achatada, triangular, com uma probóscide. Nos lados da cabeça e pescoço são observadas extensões de pele.


Habitantes de águas lentas de pequenos e médios igarapés. São carnívoros e permanecem com o pescoço esticado e as narinas para fora da água à espreita de suas presas, em geral pequenos peixes. Podem permanecer imóveis durante horas.


Elas se alimentam de pequenos peixes, quando um se aproxima, o matamatá projeta sua cabeça para a frente, abrindo a boca ao mesmo tempo. O peixinho é aspirado juntamente com a água. Pertence ao grupo das "tartarugas de pescoço de serpente": para recolher o pescoço, elas devem dobra-lo em formato de  "S" para a esquerda. Os olhos desse quelônio possuem um revestimento especial, como acontece com os outros répteis noturnos.


Fonte: Répteis do Brasil - Manutenção em cativeiro - Gráfica e Editora Amaro Ltda - 1997 -Luiz Roberto Francisco



» Conheça Também

Thumb2

Turismo

Grutas de Calcário - Atrativo Natural

Localização: Rodovia do Calcário KM 60, Município de Espigão d Oeste Descrição: Um fenômeno da natureza, onde as rochas de calcário são cortadas pelos rios de águas cristalinas. Infelizmente não dá para praticar mergulho,......

Leia Mais

Thumb2

Cidades

São Luís

São Luís foi fundada pelos franceses em 1612. Por ocasião de sua expulsão em 1615, o engenheiro-mor do Estado do Brasil Francisco Frias de Mesquita veio com a missão de projetar fortificações capazes de assegurar a defesa do sítio......

Leia Mais