Matamatá

Thumb

Nome comum: Matamatá


Nome científico: Chelus fimbriatus


Filo: Chordata


Classe: Reptilia


Ordem: Chelonia


Família: Chelyidae


Habitat: Pântanos


Comprimento: 80 cm


Características: Boca exageradamente rasgada


Reprodução: entre 10 e 15 ovos esféricos


É uma espécie de quelônio encontrado em todo o norte da América do Sul até a Amazônia. Possui uma carapaça com até 40 cm de comprimento, quadrangular, apresentando três fileiras de quilhas; cabeça achatada, triangular, com uma probóscide. Nos lados da cabeça e pescoço são observadas extensões de pele.


Habitantes de águas lentas de pequenos e médios igarapés. São carnívoros e permanecem com o pescoço esticado e as narinas para fora da água à espreita de suas presas, em geral pequenos peixes. Podem permanecer imóveis durante horas.


Elas se alimentam de pequenos peixes, quando um se aproxima, o matamatá projeta sua cabeça para a frente, abrindo a boca ao mesmo tempo. O peixinho é aspirado juntamente com a água. Pertence ao grupo das "tartarugas de pescoço de serpente": para recolher o pescoço, elas devem dobra-lo em formato de  "S" para a esquerda. Os olhos desse quelônio possuem um revestimento especial, como acontece com os outros répteis noturnos.


Fonte: Répteis do Brasil - Manutenção em cativeiro - Gráfica e Editora Amaro Ltda - 1997 -Luiz Roberto Francisco



» Conheça Também

Thumb2

Plantas

Graviola

A graviola (Annona muricata L.) é fruto da família Annonaceae, apresenta coloração esverdeada e apresenta falsos espinhos. Sua polpa branca de agradável sabor, é muito utilizada para o preparo de sucos, sorvetes, mousses, gelatinas e......

Leia Mais

Thumb2

Plantas

Babaçu-do-amazonas

Família: Arecaceae Nome científico: Orbignya spp. Nome comum: Babaçu-do-amazonas, Babaçu, palha branca. O Babaçu do Amazonas tem origem e distribuição amazônica. Ocorrem em áreas de terra firme na Amazônia Ocidental e, com maior frequência, em......

Leia Mais