Jupará

Thumb

Nome comum: Jurupará


Nome científico: Poto flavus


Classe: Mammalia


Ordem: Carnívora


Família: Procyonidae


O Jupará é um animal que tem algo do macaco, do urso e do gato. Pertence a família dos procnídeos.Tem um corpo alongado, membros curtos e silhueta maciça. A cabeça redonda, com pequenas orelhas, termina num fucinho achatado. Uma das caracterísitcas principais é a presença, em cada semi-arcada, de 3 molares. No total possui 36 dentes.

Os cinco dedos são dotados de garras curtas e afiadas, e as plantas dos pés e das mãos são desnudas. A cauda, tão longa quanto o cropo, é preênsil como a de vários primatas neotropicais e a de numerosos Marsupiais. Na idade adulta, o jupará pode atingir 90 cm de comprimento, sendo metade pertencente à cauda.

O jupará vive na América, numa área que se estende do sul do México até o Mato Grosso.

Habita as regiões florestais, nas vizinhanças dos grandes rios, e passa a maior parte do tempo nas árvores. Animal de hábitos noturnos, dorme durante todo o dia escondido num oco de árvores, saido apenas à noite. Trepa com grande agilidade e é tamanha a habilidade com que ele se serve da longa cauda preêncil, dos curtos membros e das unhas afiadas que pode rivalizar com os símios.

O jupará vive só ou aos pares. A ninhada do jupará é de uma ou mais raramente, de duas crias, que nascem no verão. Em cativeiro, é um companheiro fiel e brincalhão. O jupará, conhecido também como macaco-da-noite, é com freqüência confundido com os primatas pelos caçadores e mateiros.


CARACTERISTICAS


Comprimento: até 0,45 m, mais 0,45 m de cauda.


Altura: até 20 cm Peso: até 3,8 kg


Tempo de Vida: até 20 anos



» Conheça Também

Thumb2

Animais

Poraquê

Nome comum: Poraquê

Nome científico: Electrophoridae eletrictus

Classe: Actinopterygii

Ordem:......

Leia Mais

Thumb2

Geral

São Lázaro, bairro de Manaus

A povoação da área onde hoje está localizado o bairro de São Lázaro tem início por volta de 1950, quando famílias vindas do interior do Amazonas se instalam no local. Entre esses primeiros moradores, muitos eram nordestinos ?órfãos do segundo......

Leia Mais