Presidente Figueiredo, município do Amazonas

Thumb

O município de Presidente Figueiredo está localizado a 107 quilômetros de Manaus. No local estão catalogadas mais de 90 cachoeiras que formam o cartão-postal da cidade e atraem inúmeros visitantes, principalmente de Manaus, que deixam a capital nos finais de semana para aproveitar as águas  do lugar.  Fundado em 1981, Presidente Figueiredo tem se tornado umas das principais referências do ecoturismo no estado do Amazonas

Cachoeiras

O destaque é a cachoeira de Iracema, dentro de uma propriedade particular. A atração pode ser visitada das 8h às 16h, por uma trilha bem sinalizada, onde é possível conhecer várias quedas. Uma dica é andar em direção à terceira e mais bonita queda, com 17 metros de altura.

A cachoeira da Pedra Furada 

É  ideal para quem não quer aglomeração. Após 30 minutos de caminhada, da qual fazem parte alguns pontos de descida escorregadios, pode-se ver uma queda d'agua que lembra um grande chuveiro. A água despenca por dois furos e forma uma piscina NATURAL, cercada de árvores nativas.

A Cachoeira da Neblina, considerada uma das mais bonitas da região, em função do volume de água. A beleza do lugar convida o turista a acampar e curtir a noite estrelada.

A Cachoeira do Santuário se destaca por apresentar uma das melhores infra-estruturas para o turismo, contando, inlusive com estacionamento próprio. Para chegar NO LOCAL, é preciso caminhar cerca de 400 metros numa passarela. Localizada dentro de uma área particular, a cachoeira conta com restaurante, trilhas e lagos para a pesca. São três quedas, sendo que a maior tem quase 20 metros de altura.

Também merecem visitas AS cachoeiras do Arco, dos Lages, Asframa, Orquídeas e Pedra Furada, entre outras.

Reservas

A Reserva Biológica do Uatumã, e áreas protegidas como a Reserva Indígena Waimiri Atroari, na fronteira com o Estado de Roraima, são pontos atrativos para serem visitadas. Os índios produzem cesataria, redes e cerâmicas, que podem ser adquiridos pelos turistas. Eles também confecionam tapetes, abanos, peneiras, jamaxim (cesto de palha para transporte de cargas), pulseiras, cordões, arcos e flechas. O artesanato caboclo é feito de cipó e casca de cupuaçu.

Rios e cavernas

A importância dos rios é tanta que muitas famílias moram nas comunidades ribeirinhase tem na sua fonte de susbsistência.

É de lá que vem o alimento da família e o lazer das crianças. O LOCAL está repleto de grutas. Na Caverna do Maroága, com 18 metros de altura e 450 metros de extensão, abriga uma das faunas mais ricas da região, composta de morcegos, peixes e répteis adaptados ao ambiente.

AS grutas da Onça I e II, Iracema, Curupira, santa Cláudia e Lages formam o conjunto.

NO LOCAL há também a Caverna Maruaga, NO caminho que liga o município a Balbina. Considerado como Área de Proteção Ambiental (APA), o LOCAL é endereço de aves raras e animais silvestres. NO interior da caverna corre um rio raso. Suas paredes são areníticas e não há presença de estalactites.

A lanterna, assim como calçados reservas ou botas impermeáveis, são artigos indispensáveis.

Centro de preservação

Outro LOCAL para visitas, é o Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos. O centro nasceu com o objetivo de ser um LOCAL de estudos e recuperação de animais da região. Além de pesquisadores, há veterinários e estagiários que cuidam do ambiente. O Centro tem três grandes tanques que abrigam peixes-bois e botos, oito tanques para filhotes e três recintos para ariranhas ou lontras.

Serviço

Informações: (92) 3324.1308

Como chegar:

O acesso ao município é realizado por via terrestre e está ligado a Manaus pela BR-174. Toda a estrada é asfaltada. Distância: 107 quilômetros de Manaus.

Clima: Equatorial, quente e úmido. Temperatura média: 28,5oC



» Conheça Também

Thumb2

Turismo

Cachoeira do Paricatuba,Manaus

Situada na margem direita do Rio Negro, num pequeno afluente, a cachoeira , formada por rochas sedimentares, é cercada por vegetação abundante. O acesso é feito por via fluvial. O melhor período para visitação é de agosto a fevereiro. ...

Leia Mais

Thumb2

Parques Nacionais

Parque Nacional do Tumucumaque, Amapá

O Parque Nacional do Tumucumaque é a maior unidade de conservação do mundo em área de floresta tropical. Supera, em extensão, o Parque Nacional Salonga, da República Democrática do Congo (antigo Zaire), que tem pouco mais de 3,6 milhões de......

Leia Mais