Parque Estadual do Cantão - TO

Thumb

O Parque Estadual do Cantão, com área definida de aproximadamente 90 mil hectares abrangendo os municípios de Caseara e Pium, abriga um dos grandes espetáculos da Amazônia.

Em suas ilhas, lagoas, canais e matas alagadas de várzea, encontram-se animais e plantas da floresta Amazônica, do cerrado e dos pantanais do Araguaia, numa exuberância ímpar. Sua área é banhada pelo magnífico rio Araguaia, com suas inúmeras praias de areias brancas e finas, entremeadas por rios como o Coco e Javaé, e canais de águas transparentes e rasas.

Mais de 500 espécies de aves podem ser avistadas no Parque e seu entorno. Botos, jacarés e tartarugas são presença constante nos canais e nas praias do Parque Estadual do Cantão. Em suas 833 lagoas e lagos concentram-se peixes da bacia do Araguaia, proporcionando uma experiência espetacular para o pescador esportivo.

Uma ampla rede de canais naturais, onde a floresta e os animais podem ser vistos com intimidade, torna a região um paraíso para o ecoturismo. Na estação seca, entre junho e setembro, as águas dos rios baixam e revelam amplas praias de areia branca e fina, onde tartarugas, gaivotas, talha-mares e outras aves aquáticas fazem seus ninhos.

Nessa época, grandes cardumes de corvinas e fidalgos transitam pelos canais entre as ilhas do Araguaia. Tucunarés, pirararas, pacús, piranhas e outros peixes concentram-se nos grandes lagos isolados no meio da floresta durante a seca.

Na época das cheias as aves da floresta fazem seus ninhos e criam seus filhotes. Ninhos de inúmeras espécies podem ser vistos com facilidade nas margens de rios e no interior dos igapós, muitas vezes a poucos palmos acima da água que os rodeia e protege dos predadores.

No topo das árvores, bandos de macacos e quatis são facilmente avistados, alimentando-se dos frutos abundantes. É um ecossistema único, uma vasta planície no coração do Brasil, no ponto exato onde o rio e floresta, pantanal, cerrado e Amazônia se encontram e se mesclam, regidos pelo grande ciclo anual das enchentes.

O Parque Estadual do Cantão é dotado de equipamentos para monitoramento, fiscalização e pesquisa, voltados para a proteção da área. Existem planos para o seu manejo, tais como a implantação de um módulo ecoturístico, com centro de visitantes, aeroporto, museu e estrutura de hospedagem (restaurantes, lojas, quiosques, trilhas, cais para embarcações).


Após a conclusão do plano de manejo, a iniciativa privada será convidada a aprimorar a estrutura, sempre visando o desenvolvimento sustentado.

Diversos passeios ecológicos podem ser feitos em trilhas a cavalo, expedição em canoas ou caiaques, cruzeiros fluviais, safári fotográfico ou mesmo em visita ao projeto quelônios, voltado para conservação de tracajás e tartarugas em período de reprodução.


Tem mais informações sobre o parque? Tirou foto do local? Contribua com o conteúdo gratuito do  www.portalamazonia.com. Envie para portalamazonia@redeamazonica.com.br


www.portalamazonia.com


Manaus -AM (092-  3216-5559)


 



» Conheça Também

Thumb2

Cidades

Anapu (PA)

O município de Anapu foi criado através da Lei nº 5.929 de 28 de dezembro de 1995, sancionada pelo então governador Dr. Almir José de Oliveira Gabriel, tendo sido desmembrado do município de Pacajá......

Leia Mais

Thumb2

Índios

Povos indígenas no Amazonas

No estado do Amazonas, existe espalhada - de acordo com o Programa Amazonas Indígena, elaborado pela Fundação Estadual de Política Indigenista (Fepi), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - uma população indígena......

Leia Mais