São Sebastião do Uatumã, município do Amazonas

Thumb

História

As origens do município remonta à povoação de Santana da Capela, em 1814, por Crispim Lobo de Macedo. Em 1880, foi criada a freguesia, com sede em Santana da Capela ,que polariza o desenvolvimento da região ribeirinha do Rio Amazonas. Em 1887, foi criado na área de freguesia o município de Urucará, que em 1930, é extinto, com seu território sendo anexado a Itacoatiara, para ser definitivamente restabelecido em 1935. Em fins de 1981, constavam da estrutura administrativa de Urucará os seguintes subdistritos: Urucará, Santa Maria, Capucapu, Alto Uatumã e São Sebastião. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional no. 12, São Sebastião e territórios adjacentes da margem esquerda do rio Uatumã são desmembrados de Urucará e passam a constituir o município autônomo de São Sebastião do Uatumã. 

Localização

Situado na Região do Baixo Amazonas. Distante da capital do estado a 245 quilômetros em linha reta e 255 via fluvial.

Área Territorial: 10.788 km²

Clima

Tropical, chuvoso e úmido, com temperatura: máxima de 32,5ºC e mínima de 24ºC. Altitude são 18 m acima do nível do mar. 

Limites: Limita-se com os municípios de Urucará, Itapiranga e Presidente Figueiredo.

População: São 7.160 habitantes, com 4.717 na zona urbana e 2.443 na zona rural.

Aspectos Econômicos

Sua produção agropecuária é baseada no cultivo de mandioca, juta, malva, milho e abacaxi. A pecuária é representada principalmente por bovinos e suínos, com produção de carne e de leite destinada ao consumo local. A atividade pesqueira é predominantemente destinada ao consumo da população local, porém a abundância de peixe seco e salmourado abastece os municípios vizinhos. A extração vegetal é voltada para a exploração do óleo de copaíba, cumaru e essência de pau-rosa que são exportados para Manaus, Parintins e Itacoatiara, além da borracha e castanha. 

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM), mantém na sede do município, uma Unidade Mista, destinada a prestar atendimento de pronto-socorro, maternidade, atendimento cirúrgico, odontológico e hospitalar para a população local e da periferia.

Educação

A Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) mantém na sede do município três estabelecimentos, ministrando ensino médio e fundamental:
Centro Educacional 27 de Julho Rua Dr. Álvaro Maia n° 253 - Centro 
Escola Estadual São Sebastião Rua Dr. Álvaro Maia s/n° - Centro
Escola Estadual Deputado Armando Mendes Vila de Santana do Uatumã - Zona Rural

Segurança

A Polícia Militar mantém um efetivo de um Sargento (delegado) e cinco soldados destinados à manutenção da ordem e segurança pública. 

Energia

A produção e distribuição de energia estão a cargo da Companhia Energética do Amazonas (CEAM), que mantém no município uma usina a diesel com 3 grupos geradores, somando uma potência total de 508 KVA.

Abastecimento d'água

A captação e o abastecimento de água, estão a cargo da Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA). A captação é do tipo subterrânea com 1 reservatório do tipo elevado com capacidade para 65m3.

Comunicações

Os serviços de telefonia NO Município estão a cargo da TELEMAR, que mantém uma agência NO município, operando com os serviços de DDD. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ? ECT, mantém uma agência para receptação e distribuição de correspondências, bem como os serviços postais necessários à população.

Eventos Culturais 

Festa do Padroeiro, São Sebastião, realizada em 20 de janeiro.

Administração

Prefeito: Fernando Falabella Prefeitura Municipal: 0 (xx) 92 572-1109
Câmara Municipal: 0(xx) 92 572-1129
Correios: 0(xx) 92 572-1162

Fonte: SEGOV-AM


NR


 



» Conheça Também

Thumb2

Cidades

Boa Vista do Ramos, município do Amazonas

Boa Vista do Ramos, município do Amazonas.Confira dados gerais

Origem

A origem do município de Boa Vista do Ramos está intimamente ligada ao município de Maués. A denominação de Boa Vista do......

Leia Mais

Thumb2

Animais

Arara canindé

Nome Comum: Arara canindé
Nome Científico: Ara ararauna
Classe: Aves
Ordem: Psittaciforme

Leia Mais