São Sebastião do Uatumã, município do Amazonas

Thumb

História

As origens do município remonta à povoação de Santana da Capela, em 1814, por Crispim Lobo de Macedo. Em 1880, foi criada a freguesia, com sede em Santana da Capela ,que polariza o desenvolvimento da região ribeirinha do Rio Amazonas. Em 1887, foi criado na área de freguesia o município de Urucará, que em 1930, é extinto, com seu território sendo anexado a Itacoatiara, para ser definitivamente restabelecido em 1935. Em fins de 1981, constavam da estrutura administrativa de Urucará os seguintes subdistritos: Urucará, Santa Maria, Capucapu, Alto Uatumã e São Sebastião. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional no. 12, São Sebastião e territórios adjacentes da margem esquerda do rio Uatumã são desmembrados de Urucará e passam a constituir o município autônomo de São Sebastião do Uatumã. 

Localização

Situado na Região do Baixo Amazonas. Distante da capital do estado a 245 quilômetros em linha reta e 255 via fluvial.

Área Territorial: 10.788 km²

Clima

Tropical, chuvoso e úmido, com temperatura: máxima de 32,5ºC e mínima de 24ºC. Altitude são 18 m acima do nível do mar. 

Limites: Limita-se com os municípios de Urucará, Itapiranga e Presidente Figueiredo.

População: São 7.160 habitantes, com 4.717 na zona urbana e 2.443 na zona rural.

Aspectos Econômicos

Sua produção agropecuária é baseada no cultivo de mandioca, juta, malva, milho e abacaxi. A pecuária é representada principalmente por bovinos e suínos, com produção de carne e de leite destinada ao consumo local. A atividade pesqueira é predominantemente destinada ao consumo da população local, porém a abundância de peixe seco e salmourado abastece os municípios vizinhos. A extração vegetal é voltada para a exploração do óleo de copaíba, cumaru e essência de pau-rosa que são exportados para Manaus, Parintins e Itacoatiara, além da borracha e castanha. 

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM), mantém na sede do município, uma Unidade Mista, destinada a prestar atendimento de pronto-socorro, maternidade, atendimento cirúrgico, odontológico e hospitalar para a população local e da periferia.

Educação

A Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) mantém na sede do município três estabelecimentos, ministrando ensino médio e fundamental:
Centro Educacional 27 de Julho Rua Dr. Álvaro Maia n° 253 - Centro 
Escola Estadual São Sebastião Rua Dr. Álvaro Maia s/n° - Centro
Escola Estadual Deputado Armando Mendes Vila de Santana do Uatumã - Zona Rural

Segurança

A Polícia Militar mantém um efetivo de um Sargento (delegado) e cinco soldados destinados à manutenção da ordem e segurança pública. 

Energia

A produção e distribuição de energia estão a cargo da Companhia Energética do Amazonas (CEAM), que mantém no município uma usina a diesel com 3 grupos geradores, somando uma potência total de 508 KVA.

Abastecimento d'água

A captação e o abastecimento de água, estão a cargo da Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA). A captação é do tipo subterrânea com 1 reservatório do tipo elevado com capacidade para 65m3.

Comunicações

Os serviços de telefonia NO Município estão a cargo da TELEMAR, que mantém uma agência NO município, operando com os serviços de DDD. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ? ECT, mantém uma agência para receptação e distribuição de correspondências, bem como os serviços postais necessários à população.

Eventos Culturais 

Festa do Padroeiro, São Sebastião, realizada em 20 de janeiro.

Administração

Prefeito: Fernando Falabella Prefeitura Municipal: 0 (xx) 92 572-1109
Câmara Municipal: 0(xx) 92 572-1129
Correios: 0(xx) 92 572-1162

Fonte: SEGOV-AM


NR


 



» Conheça Também

Thumb2

Turismo

Rondônia: Um Estado em estado natural

O Estado de Rondônia é formado por uma diversidade de ambientes e ecossistemas. Isso proporciona roteiros de viagens por cenários encantadores. Quem visita a região encontra florestas tropicais, cerrado, campos naturais, serras, planíces e......

Leia Mais

Thumb2

Geral

Bairro da Paz, Manaus

No início da década de 80, uma nova área pela via ilegal da invasão viria marcar o processo de crescimento da cidade com o surgimento do bairro da Paz. Situado na zona centro-oeste, nas extremidades do bairro da Redenção e os conjuntos......

Leia Mais