Inajá, palmeira

Thumb

Nativo da região amazônica, o inajá é uma palmeira oleaginosa que pode chegar a 20 metros de altura. A planta, que recebeu nome científico de Maximiliana Maripa Aublet Drude, possui ótimos palmitos, frutos e amêndoas, de onde se extrai o óleo que pode ser utilizado na indústria alimentícia, de cosméticos, de produtos farmacêuticos e rações. Além de tudo isso, pesquisadores descobriram mais uma utilidade para o inajá: a geração de energia.

Um grande aspecto do inajá é que ele adapta-se facilmente no solo, tolera  inundações por períodos curtos e resiste ao fogo.

Com o programa Nacional de Biocombustíveis,  a palmeira do inajá desponta como opção viável especialmente porque, mesmo com poucos recursos e em solo quimicamente pobre, tem uma alta produtividade.

O inajá já é utilizado nas comunidades indígenas há muito tempo.A polpa dos frutos é usada no preparo de alimentos. As folhas são aproveitadas na construção de paredes e coberturas das malocas. Já o pecíolo, que é  a base da estrutura de sustentação das folhas, vira ponta de flecha. E a espata transforma-se em assento, em recipiente para transportar  água e em cesto.

A planta também é conhecida por outros nomes: anaiá, aritá, inajazeiro, maripá e najá. Segundo o folclore brasileiro, Inaiá era uma linda índia que reinava nos bosques e matas do Brasil como símbolo de beleza.



» Conheça Também

Thumb2

Bibliotecas

Biblioteca Genesino Braga, Manaius

A Biblioteca Genesino Braga é a primeira a funcionar dentro de um shopping center é a única destinada a atender os mais de 70 mil estudantes das escolas do ensino fundamental ao médio dos bairros da......

Leia Mais

Thumb2

Geografia

Monte Roraima

Considerado um dos lugares mais antigos do planeta, o Monte Roraima marca a divisa de três países da América do Sul: Brasil, Venezuela e República Cooperativa da Guiana (antiga Guiana Inglesa), e está catalogado como o ponto mais elevado do país,......

Leia Mais