Sivam

Thumb
O Sistema de Vigilância da Amazônia foi criado em 1990 para funcionar como um grande banco de dados na região, coletando e processando informações, como o propósito de zelar e fiscalizar a Amazônia Legal (que compreende a Região Norte do Brasil, o estado do Mato Grosso e parte do estado do Maranhão, cerca de 61% do território do nosso país). Este projeto foi concebido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República em conjunto com os Ministérios da Justiça e Aeronáutica.
Dizendo estar preocupados com a preservação da Amazônia, os países estrangeiros queriam controlar AS ações brasileiras junto a floresta. Rotas de tráfico de drogas, ocupação desordenada, invasão de áreas indígenas, contrabando, ações predatórias - principalmente de madeireiras e garimpos ilegais - e a ocorrência de uma série de outros crimes, dificultavam a comunicação e o controle da região.
Em setembro de 1990, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e os Ministérios da Aeronáutica e da Justiça apresentaram à Presidência da República a verdadeira realidade da Amazônia, com todos os seus problemas.
Enfim, nasceu o SIVAM que dividiu a Amazônia em três grandes áreas sem fronteiras perfeitamente definidas: Manaus, Belém e Porto Velho. Cada área corresponderá a um Centro Regional de Vigilância (CRV), localizado em cada uma destas capitais. Esses CRV terão o seu trabalho coordenado pelo Centro de Coordenação Geral (CCG), em Brasília.


» Conheça Também

Thumb2

Geral

Betânia, bairro de Manaus

Cortado pelo igarapé do Quarenta, o bairro da Betânia surgiu na década de 60, mais precisamente no período do regime militar. Nasceu a partir do loteamento feito pelo proprietário da área Antonio Soares Coimbra dividindo em quatro quadras......

Leia Mais

Thumb2

Cidades

Barcelos, município do Amazonas

Barcelos foi a primeira capital do Estado do Amazonas - até 1758. É uma cidade cercada de águas, e um de seus grandes atrativos turísticos é a pesca esportiva. Destaca-se também na produção nacional e exportação de peixes......

Leia Mais